COMPARATIVOS/TESTES TRANSALP

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Barca D´Alva 2011


Na espectacular localidade de Barca D´Alva ainda sobrevive a estação ferroviária da linha do douro que fazia a ligação até França.
Encontra-se completamente abandonada, mas ainda guarda todo o esplendor de outros tempos.
Do lado espanhol a grande atracção são os 17 km´s de linha que ligam a estação de Fregeneda a Barca D´Alva, com 20 túneis e 13 pontes, numa construção apelidada de faraónica e um grande feito da engenharia portuguesa, porque apesar de ser em território espanhol fomos nós que construimos.


 Os tais 17 km´s de linha são frequentemente utilizados por grupos de caminhantes á procura de aventura e paisagens espectaculares e em 2009 tive o privilegio de o fazer, mas o meu receio de alturas juntamente com a chuva forte que caía fez-me jurar para nunca mais.
As pontes estão em mau estado e a travessia tem de ser feita pelas vigas laterais com alturas de mais de 20 metros.
(foto Junho 2009)
                                                   ( fotos Dezembro 2009 )
No entanto em dezembro regressei lá para um acampamento com uns amigos e ainda houve quem atravessa-se algumas pontes, no fim de semana passado foi mais uma ida a Fregeneda para uma cena mais "soft" mas não menos engraçada, o túnel nrº 1 com um 1,5km de comprimento e o nrº3 em curva onde a escuridão é total e existe uma colónia de milhares de morcegos.
As  paisagens sobre o vale do rio Àgueda fazem valer a pena uma visita.
  A tentativa de levar as motos para dentro do túnel acabou por não ser muito boa ideia e decidimos continuar a pé, não que a Transalp não fosse mas pior era a Africa Twin...lol.
A entrada no túnel nrº 3 cria sempre alguma expectativa, o cheiro a morcego é intenso e os carris estão cobertos de excrementos que mais parecem areia, na escuridão total sente-se as rasas que eles nos dão e os ruídos que fazem, quando se aponta a lanterna fica-se pasmado com a enorme quantidade que ali existe, mas é sem duvida uma boa experiência.
Bem ao jeito " Easy Rider" acampamos junto ao rio e á noite fizemos uma bela fogueira, de manhã aproveitamos para dar uma volta pela ponte que serve como fronteira entre os dois países.
O regresso a casa fez-se sempre por estradas nacionais para poder curtir as belíssimas paisagens do Alto Douro, património da humanidade.
Não posso deixar de referir o crime de abandono em que este património se encontra e que já vem sendo habito principalmente no interior do país, um verdadeiro atentado a todos os portugueses que vivem em zonas mais isoladas mas que não são menos portugueses por isso nem têm direitos diferentes dos demais.
Acabam com os transportes, com as escolas e centros de saúde e depois hipocritamente falam em turismo sustentado e vendem o território aos estrangeiros por uma "bagatela".

VISITEM: