COMPARATIVOS/TESTES TRANSALP

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bragança 2011

Foi a 4 de Setembro que comemoramos um "anito" de casados e como não podia deixar de ser pegamos na Transalp e fomos recordar umas ferias que tivemos em 2002 ( DTR ) na bonita zona de Bragança.
Aproveitamos para conhecer a famosa aldeia comunitária de rio de Onor e de facto confirma-se a espectacularidade da zona.

O alojamento foi no espectacular parque de campismo do Inatel, junto ás margens do rio Sabor.
O parque estava praticamente por nossa conta, sem os campistas de Agosto para incomodar.


No Domingo rumamos á aldeia de Rio de Onor e ficamos encantados com a preservação da mesma.
Um ambiente tipico com uma gente simpática de pronuncia muito própria, que partilha o dia-a-dia com a vizinha Rihonor, espanhola, tudo isto no encantador Parque Natural de Montezinho.


 Aproveitamos também para dar uma volta pelo Parque com visita á aldeia de Montezinho e alguns kilometros por estradões de terra com vistas fantásticas.

O castelo de Bragança visto á noite tem outro encanto e foi assim que passamos um simples mas marcante fim de semana na comemoração do nosso primeiro ano de casados.


 E agora deixo aqui algumas fotos de 2002 numas férias que começaram no Gerês e acabaram no lago de Sanabria, com a mítica DTR ainda nova e bastante carregada.
O serviço militar já estava cumprido e era só andar pra frente até á grande viagem que fizemos este ano até ao Senegal e que tão pouco ainda falei neste blog...


 Mas já que tou numa de saudosismos aqui vai a minha Yamaha DT no ano de 2000 no Gerês, com top case e tudo, os meus amigos habituados a verem-me sempre em "picanços" ficaram com a ideia que tava maluco, mas o amor e a veia mototuristica começavam a falar mais alto.


 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Barca D´Alva 2011


Na espectacular localidade de Barca D´Alva ainda sobrevive a estação ferroviária da linha do douro que fazia a ligação até França.
Encontra-se completamente abandonada, mas ainda guarda todo o esplendor de outros tempos.
Do lado espanhol a grande atracção são os 17 km´s de linha que ligam a estação de Fregeneda a Barca D´Alva, com 20 túneis e 13 pontes, numa construção apelidada de faraónica e um grande feito da engenharia portuguesa, porque apesar de ser em território espanhol fomos nós que construimos.


 Os tais 17 km´s de linha são frequentemente utilizados por grupos de caminhantes á procura de aventura e paisagens espectaculares e em 2009 tive o privilegio de o fazer, mas o meu receio de alturas juntamente com a chuva forte que caía fez-me jurar para nunca mais.
As pontes estão em mau estado e a travessia tem de ser feita pelas vigas laterais com alturas de mais de 20 metros.
(foto Junho 2009)
                                                   ( fotos Dezembro 2009 )
No entanto em dezembro regressei lá para um acampamento com uns amigos e ainda houve quem atravessa-se algumas pontes, no fim de semana passado foi mais uma ida a Fregeneda para uma cena mais "soft" mas não menos engraçada, o túnel nrº 1 com um 1,5km de comprimento e o nrº3 em curva onde a escuridão é total e existe uma colónia de milhares de morcegos.
As  paisagens sobre o vale do rio Àgueda fazem valer a pena uma visita.
  A tentativa de levar as motos para dentro do túnel acabou por não ser muito boa ideia e decidimos continuar a pé, não que a Transalp não fosse mas pior era a Africa Twin...lol.
A entrada no túnel nrº 3 cria sempre alguma expectativa, o cheiro a morcego é intenso e os carris estão cobertos de excrementos que mais parecem areia, na escuridão total sente-se as rasas que eles nos dão e os ruídos que fazem, quando se aponta a lanterna fica-se pasmado com a enorme quantidade que ali existe, mas é sem duvida uma boa experiência.
Bem ao jeito " Easy Rider" acampamos junto ao rio e á noite fizemos uma bela fogueira, de manhã aproveitamos para dar uma volta pela ponte que serve como fronteira entre os dois países.
O regresso a casa fez-se sempre por estradas nacionais para poder curtir as belíssimas paisagens do Alto Douro, património da humanidade.
Não posso deixar de referir o crime de abandono em que este património se encontra e que já vem sendo habito principalmente no interior do país, um verdadeiro atentado a todos os portugueses que vivem em zonas mais isoladas mas que não são menos portugueses por isso nem têm direitos diferentes dos demais.
Acabam com os transportes, com as escolas e centros de saúde e depois hipocritamente falam em turismo sustentado e vendem o território aos estrangeiros por uma "bagatela".

VISITEM:

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Senegal 2011


9800 km`s depois e algumas aventuras pelo meio e estamos de regresso a Portugal.
A transalp agora com 160000 km`s portou-se muito bem com zero avarias, apenas se deu um bocado mal com a gasolina marada da Mauritania mas nada de grave, quanto a nós tivemos como pior inimigo os 50 graus que apanhamos na Mauritania e a complicada fronteira do Rosso que é muito desgastante.

domingo, 5 de junho de 2011

segunda-feira, 28 de março de 2011

Serra da Peneda

Um lugar mágico, cheio de vida e encantos, que no inverno enche-se de água, alguma neve e muito frio.
Já lá vão dez anos a rolar pelo Parque Nacional Peneda Gerês, 90% das vezes de mota, nem sempre com a Transalp, mas sempre bem acompanhado com as outras motos que já tivemos.
Este foi só mais um fim de semana, especial como todos os outros, não nos cansamos das maravilhas deste lugar e acaba-se sempre por descobrir algo novo, nem que sejam as placas topográficas "modernas" de mais para meu gosto e bastante contrastantes com o meio envolvente.