COMPARATIVOS/TESTES TRANSALP

domingo, 14 de junho de 2009

Na rota dos castelos II



Continuando na rota dos mais belos castelos de Portugal no final de Maio rumamos para a beira interior, começando por Figueira de Castelo Rodrigo, seguido de Pinhel, Almeida e Castelo Mendo, vila medieval preservada onde tivemos o privilegio de pernoitar.

No dia seguinte seguimos em direcção a Penamacor e finalizamos naquela que é considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal, Monsanto.

Figueira de Castelo Rodrigo e o que sobrou do seu castelo, muito devido ás sucessivas guerras com os castelhanos em tempos de alguma indefinição politica, mas sempre marcado de uma enorme bravura dos portugueses, alias como conta á história de todos os castelos que visitamos.



Ainda dentro da antiga vila de Figueira de Castelo Rodrigo com um espaço magnifico para tomar um café e apreciar as vistas, na foto em cima pode-se ver um pormenor da antiga cisterna.




Vila de Pinhel, visto do cimo do castelo.




A transalp pedia uma sombra, estava um calor abrasador...



a majestosa torre de menagem, bem conservada, aliás até bem demais, o seu interior parecia uma discoteca cheio de luzinhas e paredes brancas.



Uns km´s para a frente e chegamos a Almeida e a sua imponente fortaleza em forma de estrela de cinco pontas, uma autentica obra-prima de engenharia militar.




A mota pode entrar na fortaleza e só lá dentro nos apercebemos do real tamanho da mesma e do tempo necessário para ver tudo com pormenor, cerca de um dia e foi então que decidimos
nem desmontar da mota e andar lado a lado com os muitos cavaleiros que lá andavam no picadeiro D´el Rey, tendo eu a oportunidade de dizer a um que curtia mais o meu cavalo motorizado...




Mesmo em cima da mota ainda deu para apreciar esta Harley old school, juntamente com trajes típicos de vários países do mundo numa combinação pouco harmoniosa mas de belo efeito.



Aqui pela nacional que nos levou até ao destino do primeiro dia um contraste do rio côa com a moderna ponte do IP5.



Já no final da tarde chegamos á vila medieval de Castelo Mendo integrada no programa das "aldeias históricas de Portugal"



Uma vista geral de onde tudo começou com o possível castro lusitano, numa altitude de cerca de 800m num ponto muito estratégico e importante na reconquista cristã e defesa do território contra o invasor castelhano.


Grandes paisagens rodeiam toda a vila, tornando cada momento especial numa tentativa de recordar como tudo era num passado distante mas não ausente.

Com as poucas horas de sol que nos sobravam decidimos perguntar no único café local se haveria alguma casa onde pudéssemos ficar e prontamente a D. Maria foi chamada para nos indicar a casa que tinha para alugar, quando a vimos pensamos "deve ser cara á brava, mas era porreiro ficar aqui".
40 euros e nem hesitamos, finalmente podíamos relaxar com a transalp bem por perto a completar o cenário.
A simpática D. Maria tem esta casa para alugar todo o ano e podem aceder ao site por aqui http://turismocastelomendo.no.sapo.pt/

Domingo de manha já em direcção a Penamacor com passagem pelo parque natural da serra da Malcata, terra do lince.
um aspecto da Albufeira da Meimoa.


Com o aproximar da vila de Penamacor, cedo nos apercebemos das comemorações dos 800 anos desta espectacular vila e quando vi uma placa com a inscrição "feira medieval" e com a barriga a dar horas nem hesitamos, fomos direitinhos para as sandes de porco no espeto servidas á unha como manda a lei, a cerveja gelada corria para as taças de barro e com a musica tradicional da época medieval passou-se um bom bocado.


O nosso cavalo teve de ficar ás portas da vila, só estes de quatro patas eram permitidos e alguns de duas que usavam uma farda verde com as inicias GNR e bebiam tudo o que lhes davam de golada, escondidos atrás das barracas.




Depois do almoço uma visita á vila e ao castelo bem movimentado com as gentes que participavam na feira medieval.


Chegava a hora de partirmos até ao nosso ultimo destino, a aldeia de Monsanto que fica bem lá no alto e impossível de levar a mota até ao castelo, sendo o ultimo quilometro obrigatoriamente a pé...




vale bem o esforço, o castelo é espectacular e tem umas vistas fantásticas, a aldeia é história viva, muito bem conservada e tipicamente rústica, o que talvez tenha levado a que seja conhecida como a aldeia mais portuguesa de Portugal.
Uma visita mais pormenorizada era aconselhada, mas no dia a seguir o trabalho esperava por nós e fizemo-nos á estrada para os últimos 300km do fim de semana, num total de 800km.



Da nossa menina pouco há a dizer, continua certinha e robusta como sempre e perto de completar a bonita marca dos 100.000km.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal


Túmulo de D. Afonso Henriques, no mosteiro de Santa Cruz em Coimbra.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Transalp policial


Está aqui um exemplo de que a Transalp é mesmo uma moto polivalente, estas duas estão ao serviço da policia espanhola na localidade de Guardamar del Segura, tive a oportunidade de as fotografar quando o ano passado andei por estas bandas.
Em Portugal a nossa policia também esteve para ser equipada com Transalp´s, mas optaram pelas Deuvile.
O Inem tem duas motos ao seu serviço e uma delas é uma Transalp conduzida por uma senhora, vista varias vezes em altas velocidades pelas ruas do Porto.