COMPARATIVOS/TESTES TRANSALP

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Castelo S. Maria da Feira


O Castelo de Santa Maria da Feira singulariza-se pela configuração da Menagem / Alcáçova e pela profusão e diversidade de elementos defensivos. O seu estado de conservação é notável.
Intimamente ligado às origens da nacionalidade, é um espaço onde se sente o peso da história e onde o imaginário popular se vai rever na memória que tem do seu passado."



Os castelos são historia viva e felizmente em Portugal existem centenas, este aqui tão perto do Porto merece uma visita, para mim é dos mais bonitos de Portugal.

sábado, 10 de novembro de 2007

Umas voltas na neve



Andar de mota no inverno sabe tão bem como no verão,basta ir bem equipado e manter um espírito aberto.
Começamos por ir ainda com a DTR ate ao Gerês e a serra da Estrela, mais tarde repetimos a dose com a transalp, aproveitando a concentração "lobos da neve" para percorrer toda a serra, que no inverno veste-se de branco.




O pessoal mais antigo nestas andanças conta que os "lobos da neve" eram realizados no antigo sanatório, bem em cima da neve, fazendo desta concentração uma verdadeira aventura.
Estivemos lá pela primeira vez em 2004, com a concentração realizada cá em baixo junto ao aeródromo, afastada da neve, mas não do frio.
Em 2005 estava um temporal enorme e tiveram que cancelar os concertos por não haver condições de segurança, o suporte da tenda principal caiu, felizmente ninguém se magoou.

No ano seguinte pelo que li não houve concentração, voltando em 2006 com a mesma a ser realizada dentro de um pavilhão.



Para nós é indiferente onde se realiza, porque ate só servia como um pretexto para ir a serra no inverno, mas se formos a ter em conta a essência desta concentração, realizar-se dentro de um pavilhão é a mesma coisa que acabar.
Mas a organização la sabe da sua vida, se calhar o que lhes realmente interessa seja o dinheiro das inscrições.
Podíamos ter em Portugal uma concentração género "pinguinos", onde se deslocam motociclistas de toda a Europa, por acaso fomos lá o ano passado e neve nem vê-la.
















São boas memorias que guardamos destes passeios, ultrapassar adversidades com algumas peripécias pelo caminho são factores que marcam a nossa cultura motociclista.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Chaços cup Fafe




Domingo dia 4, rumamos a Fafe, ate ao kartodromo de Rilhadas, para a ultima prova de 2007 do chaços cup, troféu Carlos Mata.
Desta vez levamos uma sachs v5 lotus, com um motor de 4, não deu tempo de arranjar o original e foi mesmo assim.

O nosso objectivo era chegar ao fim das 6 horas de resistência e felizmente conseguimos, de facto estas velhas motas de fabrico nacional são autenticas maquinas de guerra.Foi um domingo espectacular.

Durante a prova fui ao soalho e parti a manete da embraiagem, mas rapidamente foi substituída, o espírito de entre ajuda prevaleceu e uns rapazes porreiros cederam-nos a manete, um cabo e ainda fizeram o trabalho de boa vontade.

Logo na segunda volta o Miguel da Tecnomoto caiu e teve que ser assistido no hospital, por se ter magoado na mão, deixo aqui os votos de melhoras.

O Moto clube do Porto esta de parabéns pela excelente iniciativa que teve com este troféu, a organização é excelente, alias como tudo o que organizam.

Ficamos ansiosamente a espera das próximas provas, corre o boato que talvez organizem uma prova de 24 horas tipo "le mans", vamos esperar para ver.
A nossa equipa agradece o apoio dado pelo Pedro, Garagem "tudo para motas" e a Invicta expresso.

sábado, 27 de outubro de 2007

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Chaços cup







Segunda prova do troféu Carlos Mata, mais conhecida por chaços cup, realizada no circuito de Baltar.
Dia 4 de Novembro em Fafe as motorizadas nacionais terão outro duro teste, com uma prova de resistencia de 6 horas, desta vez a casal super boss, será substituída por uma fantástica sachs v5 lotus.
Esta ideia do moto clube do Porto tem tido uma adesão espectacular, o divertimento com uma boa dose de competição é um domingo em cheio.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Aldeia da Pena

No fim do mundo, assim se pode definir esta aldeia que fica num vale na serra de S. Macário perto de S. Pedro do Sul, agora já com luz eléctrica e com a íngreme estrada de acesso asfaltada.



Os habitantes locais são uns verdadeiros resistentes ao tempo, afastados de tudo, só a meia dúzia de anos tiveram acesso a luz eléctrica e ainda por cima num sitio em que no inverno devido a sua localização por volta das quatro da tarde já era de noite.







Todos estes factores fazem com que uma visita a aldeia se torne numa experiência única, lembro-me de em pequeno ter la ido com os meus pais pela primeira vez, e ficou-me na memoria o olhar desconfiado dos habitantes, que espreitavam pelas pequenas janelas das suas características casas.





Felizmente para essas pessoas, a aldeia já tem melhores condições de vida, apostando até num pequeno turismo com o fabrico local de artesanato e com um acolhedor tasco, onde se pode comer uma boa sande de presunto.



Fizemos esta visita em 2003, mas de certeza que pouco ou nada mudou.

sábado, 13 de outubro de 2007

Picos de Europa 07

Apesar de adorar-mos viajar por Portugal, como é óbvio também gostamos de alargar um bocado os nossos horizontes, e nestas ferias de verão, mais concretamente em Setembro rumamos aos Picos da Europa.

Saímos do Porto ao fim da tarde do dia 6 e passa-mos a noite em Sanabria, uma zona muito bonita que tem como grande atracção o maior lago natural da península, de manha fizemos-nos a estrada com uma paragem em Leon, bonita cidade com a sua catedral a lembrar o mosteiro da Batalha em ponto mais pequeno.
Sempre por nacionais estava-mos já perto do destino e na memoria ficou-nos a travessia do "desfiladero de los beyos", com imponentes paisagens, em que as palavras tornam-se poucas para o descrever.

Chegando a pequena vila turística de Cangas de Oniz, apressamos-nos a procurar um parque de campismo e facilmente o encontra-mos a cerca de 7 km. Dos cinco dias que la passamos tivemos tempo para visitar os pontos de maior interesse ou pelo menos os mais recomendados pelos roteiros turísticos, os lagos Enol e Ercina, o santuário de Covadonga e os seus arredores e um pouco das praias do mar cantabrico, entre outros.
Visita-mos também o parque zoológico que se encontrava mesmo ao lado do parque de campismo, á noite os lobos a uivarem tornava o ambiente fantástico.
Pena estes animais cada vez serem menos e só termos hipótese de os ouvir nestas condições.
O lobo polar que se vê na foto nasceu em cativeiro e toda a gente tinha oportunidade de lhe fazer uma festa, sem duvida uma boa experiência.
Descrever todo isto torna-se um pouco complicado, digo apenas que vale bem a pena a visita, é tudo espectacular.
De regresso decidimos percorrer toda a costa Cantabrica e Galega por estradas secundarias, o que se tornou um passeio bastante agradável, principalmente na Galiza, onde ainda existem praias completamente desertas e onde como se sabe, somos sempre bem recebidos por este povo que tem grandes afinidades connosco.
Aproveitamos também para ficar uma noite em Sanxenxo, zona muito turística que mais parece Portugal, devido a quantidade de portugueses que por la andam; boas praias, que seriam muito melhores se tivessem agua tão quente como a do Algarve.
Para terminar e como o dinheiro já era curto ainda ficamos uma noite em caminha, na foz do Lima, aproveitando também para visitar o monte de santa Tecla que tem uma vista fantástica sobre o nosso território.

Muito ficou por ver nos Picos da Europa,mas tenho a certeza que la voltaremos, afinal ate fica bem perto do Porto.